Associação de resistores
Centro de ciências exatas- departamento de física
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
Engenharia Mecânica- 2° ano
Professor: Elói
Lays Gama -RA: 65199
Maringá,
2011
Introdução
No sistema trabalhado foi realizada associação de resistores, que permite que o valor da resistência desejada seja obtido, uma vez que nem sempre há o valor de resistência necessária disponível. Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm, que indica que a diferença de potencial (V) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (i), e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
onde:
V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em Volts
R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohms i é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampères
Quando um dispositivo condutor obedece à Lei de Ohm,a diferença de potencial é proporcional à corrente elétrica aplicada,isto é,a resistência é independente da diferença de potencial ou da corrente selecionada.
Diz-se, em nível atômico, que um material (que constitui os dispositivos condutores) obedece à Lei de Ohm quando sua resistividade é independente do campo elétrico aplicado ou da densidade de corrente escolhida.
A potência P, em Watts, dissipada num resistor, é dada por:
Logo, a tensão ou a corrente podem ser calculadas a partir de uma potência conhecida.
Assim, associou-se os resistores de forma adequada no experimento tendo a resistência a seguir mostrada. Basicamente há dois tipos de associação: em série e em paralelo. O que caracteriza uma associação em série é fato de todos os componentes serem transpassados