Associação de Capacitores
Um capacitor é um dispositivo que armazena energia potencial elétrica e carga elétrica. Para fazer um capacitor basta colocar um isolante entre dois condutores. Para armazenar energia neste dispositivo, basta apenas transferir carga de um condutor para outro de modo que um deles fique com uma carga negativa e outro fica com carga igual mas de sinal positivo
Objetivo
O objetivo deste experimento é verificar o comportamento da diferença de potencial em associação de capacitores, verificar as regas de associação aplicadas a circuitos compostos somente por capacitores e verificar as características das associações puras (tensão sobre cada elemento de circuito e carga por cada elemento de circuito)
Materiais e Métodos
Para verificar o comportamento da carga elétrica e da DDP em associação de capacitores montaram-se três circuitos distintos de acordo com o tipo de associação e para montagem destes circuitos foram utilizados os seguintes materiais:
Quatro Capacitores;
Um voltímetro;
Uma fonte de Tensão;
Cabos.
As verificações foram feitas em cada tipo de associação. Na primeira, a associação de capacitores em série, montou-se o circuito com três capacitores de capacitâncias conhecidas, após a montagem deste circuito foi aplicado uma DDP de 11,4 V, controlada pela fonte de tensão. Um voltímetro foi utilizado para medir as tensões em cada um dos capacitores do circuito. Pode-se representar esquematicamente esta associação da seguinte forma:
Figura 1- Associação de capacitores em Série.
A segunda associação segue os mesmos procedimentos da anterior, sendo que este é com capacitores em paralelo, foi montado então o circuito com três capacitores de capacitâncias conhecidas, ligados a uma fonte de tensão de 12,8V controlada. Nesta segunda associação verificou-se que capacitores em paralelo os quais podem ser representados pelo seguinte esquema.
Figura 2 – Associação de Capacitores em Paralelo
A terceira associação onde