Associacao de resistores Revisado e editado
Experimento:
As associações de resistências elétricas(Resistores).
Grupo:
Daniel Theodoro S. Gonçalves Mat.:201402346051
Jonas Nogueira de Mello Mat.:201403156875
João Guilherme Gomes Mat.: 201301141259
Turma: 3006
Data: 04/05/2014
Resumo
Neste experimento iremos determinar o resistor equivalente de uma associação de resistores em série, paralelo e mista, e reconhecer e montar diferentes associações com resistores e conhecer a Lei de Kirchhoff
Introdução
Associação de Resistores
Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos utiliza-se uma associação de resistores. A associação de resistores pode ocorrer basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista.Em algumas aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal, um bom exemplo de associação de resistores em série. Para efeito de cálculos, em muitos casos será necessário descobrir como a série de resistores se comporta como um todo. Nestes casos utilizamos o conceito de resistor equivalente. Que é um resistor que tem as mesmas propriedades da associação, ou seja, uma resistência que seja a mesma do conjunto, esta resistência é chamada resistência equivalente.
Associação em série
Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compõe a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação. Veja porque:
- A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i1 = i2 = i3 = i4...
- A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4
- A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R×i , então teremos a