Associa Es De Poupan As E Empr Stimos FINAL
As associações de poupança e empréstimo (APEs) são constituídas sob a forma de sociedade civil, sendo de propriedade comum de seus associados. Suas operações ativas são, basicamente, direcionadas ao mercado imobiliário e ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
As operações passivas são constituídas de emissão de letras e cédulas hipotecárias, depósitos de cadernetas de poupança, depósitos interfinanceiros e empréstimos externos. Os depositantes dessas entidades são considerados acionistas da associação e, por isso, não recebem rendimentos, mas dividendos. Os recursos dos depositantes são, assim, classificados no patrimônio líquido da associação e não no passivo exigível.
Essa modalidade de associação, junto com outras instituições financeiras voltadas á à área habitacional, faz parte do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Suas operações ativas e passivas são semelhantes às associações de crédito imobiliário.
2 COMO A ASSOCIAÇÃO DE POUPANÇA E EMPRÉSTIMO ESTÁ SITUADA NO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
O Sistema Financeiro Nacional é um conjunto de órgãos que regulamenta, fiscaliza e executa as operações necessárias à circulação da moeda e do crédito na economia. É composto por diversas instituições e dois subsistemas. O primeiro é o normativo, formado por instituições que estabelecem as regras e diretrizes de funcionamento, e o segundo é o de intermediação (ver figura 1), onde estão situadas as Associações de Poupanças e Empréstimos.
Figura 1: SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL – SUBSISTEMA DE INTERMEDIAÇÃO
Fonte: Banco Central do Brasil
No subsistema de intermediação estão as instituições que atuam na intermediação financeira e tem como função operacionalizar a transferência de recursos entre fornecedores de fundos e os tomadores de recursos, a partir das regras, diretrizes e parâmetros definidos pelo subsistema normativo. Estão nessa categoria as instituições financeiras bancárias e não bancárias, o Sistema