ASSESSORADO E M DIA QUANDO IR M DIA
PROFESSORA CLEIDE LUCIANE
ANTONIUTTI
Assessorado e mídia
Há uma série de motivos que levam organizações públicas e privadas ou mesmo personalidades a buscar espaço na mídia. Está mais clara, entre os assessorados, a ideia de que é preciso adotar um comportamento pró-ativo e ir à imprensa para divulgar ações positivas, resultados alcançados, novos produtos e programas lançados, entre outros assuntos.
Mas também é comum que as organizações adotem práticas de comunicação mais ostensivas apenas quando a luz amarela acende. O sinal de alerta que leva a instituição a investir pode ser um balancete financeiro ruim, perda de participação no mercado, queda nos indicadores de aprovação do governo. Há uma série de razões que levam a organização a ver a atividade de assessoria de imprensa com outros olhos.
Quando ir à mídia
• Fortalecer a imagem e as ações de comunicação já desenvol vidas pelo assessorado, de modo a formar uma "massa crítica" favorável à imagem, a partir de informações positivas divulgadas na mídia.
• Defender o assessorado de acusações infundadas ou de problemas que de fato existem, chegaram ao conhecimento público e precisam ser esclarecidos.
• Estabelecer condutas preventivas de modo a "blindar" possíveis abordagens negativas pela imprensa, em função de problemas que estão prestes a ocorrer ou suscetíveis de virem a público dada a natureza do negócio do assessorado. Essa ação pode ser precedida por uma consultoria de risco, um trabalho para diagnosticar as áreas que poderão comprometer a imagem do assessorado.
Quando ir à mídia
• Reposicionar a marca da organização ou a imagem da personalidade junto à opinião pública, mostrando exatamente o que ela é, o que pretende.
• Promover ações de apoio a divulgações específicas, como lançamento de produtos, de campanhas publicitárias, manifestações de ONG ́s, eventos em geral, inaugurações de fábrica, campanhas de conscientização de jobs, ou seja, de atuações com curto prazo de duração, para