assessor especial
Unidade 01
Tema 01
Página 01
1- Introdução
Nessa disciplina iremos estudar e conhecer alguns tipos de linguagens de programação, no intuito de que vocês possam analisar, descrever, justificar e comparar as características das várias linguagens existentes no mercado, utilizando vocabulário próprio e um conjunto de conceitos universais.
Será focado nesse curso um pouco do histórico das linguagens de programação e alguns conceitos, o paradigma Orientação Objeto e o ambiente de programação Delphi 7 onde colocaremos em prática toda teoria estudada sobre as linguagens de programação.
Esse curso trabalha com exemplos práticos e didáticos juntando a teoria das linguagens de programação com a prática de desenvolvimento de sistemas. Ainda será focado no curso um estudo de caso final para os alunos desenvolverem e colocar em prática todo assunto estudado durante o curso.
1.1 Conceitos e paradigmas
Unidade 01
Tema 01
Página 02
As aplicações computacionais estão presentes nas mais variadas áreas existentes no mercado. Em virtude dessa diversidade, existem “n” tipos de linguagens de programação, cada qual com características próprias (legibilidade, simplicidade global, ortogonalidade, custo e outros).
As linguagens de programação, segundo sua área de atuação, podem ser divididas da seguinte maneira:
Aplicações científicas: Surgiram na década de 40 e foram inventadas para desenvolver aplicações científicas. As primeiras linguagens para esse tipo de aplicação foram FORTRAN e o AGOL 60 e suas descendentes.
Aplicações comerciais: Iniciou-se na década de 50 e a primeira linguagem mais bem sucedida foi o COBOL.
Inteligência Artificial: Iniciou-se na década de 60 e a primeira linguagem desenvolvida para I.A. foi uma linguagem funcional chamada LISP.
1.1 Conceitos e paradigmas
Unidade 01
Tema 01
Página 03
Programação de