Aspiração
O seguinte trabalho tratar-se-á sobre os tipos de aspirações que existem, sua indicação contra-indicação e maneira de reliza-las.
Aspiração de Secreções. Aspiração é a retirada passiva das secreções, com técnica asséptica, por uma sonda conectada a um sistema de vácuo, introduzido na via aérea artificial. Essa técnica tem como objetivo manter as vias aéreas permeáveis, restabelecer as trocas gasosas melhorando assim a oxigenação arterial e pulmonar além de prevenir infecções. A aspiração deve ser efetuada quando há ausculta de sons pulmonares adventícios (roncos, estertores) ou aumento do pico da pressão inspiratória no ventilador mecânico, ou ainda quando a movimentação de secreções é audível durante a respiração. Estão incluídas nas indicações a diminuição no volume corrente durante a ventilação com pressão ou a deterioração da oxigenação demonstrada pela queda na saturação de O2.
*Indicações: Presença de secreção em pacientes com cânula endotraqueal ou de traqueostomia.
*Contra indicações : broncoespasmo, obstrução relativas: Hemorragias, pacientes com tendências a sangramentos.
*Complicações: Traumatismo, hemorragia, infecção por técnica quada, broncoespasmo, hipóxia, a sonda não progride.
Quando deve ser feita: Deve ser efetuada quando há asculta de sons pulmonares adventícios (roncos, estertores) ou aumento do pico da pressão inspiratória no ventilador mecânico, ou ainda quando a movimentação de secreções e audível durante a respiração. Estão incluídas nas indicações a diminuição no volume corrente durante a ventilação com pressão ou deterioração da oxigenação demonstrada pela queda na saturação de O². A aspiração endotraqueal é um procedimento com via aérea artificial e ou espontânea, contudo, não existe contra-indicações absolutas para este procedimento, apesar de ser um procedimento que é a porta principal de entrada de bactérias no trato resporatorio inferior, e sem duvida um dos procedimentos que mais elevam a pressao