Aspectos e impactos sobre a construção da ponte sobre o rio e as justificativas para a necessidade de expansão da cidade de manaus.
Com 3.595 metros de comprimento, a Ponte Rio Negro é considerada a maior ponte estaiada (com 400 metros de trecho suspensos por cabos) do Brasil em águas fluviais e a segunda no mundo, atrás apenas da ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela. Ao lado do Teatro Amazonas, vem sendo considerado o maior e mais importante monumento arquitetônico do Estado, além de representar um marco na integração da Região Metropolitana de Manaus), criada em 2007 com oito municípios amazonenses e cerca de 02 milhões de habitantes. O empreendimento, que liga Manaus ao município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital), representa, entre outras coisas, uma solução logística para o escoamento da produção e o transporte de pessoas. Essa ligação de Manaus a outros municípios que anteriormente era feito de balsa e demorava em media 40 minutos hoje pode ser feita em ate 10 minutos o que facilita não só o transporte de pedestres, mas possibilita o crescimento urbano de uma área em natural expansão que se tornará em muito pouco tempo uma extensão urbana de Manaus. Em Manacapuru, com a abertura da Ponte sobre o Rio Negro e a revitalização do porto da cidade, a meta do governo estadual é tornar o município um entreposto de cargas, reunindo produtos de outras cidades amazonenses com destino ao mercado de Manaus.
Para fomentar este corredor, o Estado também já conta com um projeto para duplicação da rodovia Manoel Urbano (AM-070), essa estrada liga o município de Iranduba ao município de Manacapuru, propiciando ainda mais uma expansão desses municípios diretamente influenciados pela utilização da