Aspectos sobre a web 2.0
CAMPUS VII – GOVERNADOR ANTONIO MARIZ
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E SOCIAIS APLICADAS
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA PROFESSOR: RODRIGO
ALUNO: JOSÉ CLÁUDIO ARAÚJO DE MOURA Resumo sobre a Web 2.0 A Web 2.0 foi criada em 2004 pela empresa americana O Reilly Media. A Web 2.0 é o termo utilizado para fazer referência a uma 2º geração de comunidades e serviços da web (World Wide Web) – Rede de alcance Mundial. Essa geração trouxe como bagagem a troca de informações e a colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A visão inicial é tornar o ambiente virtual mais atrativo e interativo com os seus usuários. Essa ideia trouxe mais flexibilidade para a nossa convivência com os sites, tendo em vista que hoje podemos estar diretamente ligados com os conteúdos que são publicados, um exemplo é o Wikepédia. Ainda nos mostra que, como sistemas abertos essa interação constante também possibilita que um programa pode ser utilizado por qualquer usuário para elaborar outro programa. Uma das características é tornar os programas em serviços a serem adquiridos e são cobradas taxas mensais pelos mesmos. Alguns dos serviços ou programas disponíveis segundo o Jornal Folha de São Paulo.
- Adsense: Ajudar na criação de sites e blogs e como estes se tornarem lucrativos.
- Ajax: cria aplicativos interativos para a Web.
- Blogs: Pcs de baixo custo e com grande visibilidade, estão entre as primeiras ferramentas da Web 2.0 a serem usados amplamente.
- Mash-ups: é um mix de dois diferentes apps para a internet
- Rss: Abreviação de “ Really Simple Sindication” ( distribuição realmente simples) é uma maneira de distribuir informação por meio da internet.
- Tagging(Rotulação): uma versão web 2.0 das listas de sites preferidos, é uma forma de categorizar e facilitar sua obtenção por outros usuários.
- Wikes: páginas comunitárias na internet que podem ser