Aspectos relacionados a qualidade de vida no trabalho em uma empresa de duas rodas do pólo industrial de manaus
RESUMO
Este artigo se propõe a analisar a sobrecarga no trabalho e suas implicações na qualidade de vida dos colaboradores. Através de uma abordagem sistêmica, os conceitos relacionados à Qualidade de Vida no Trabalho são analisados tanto aspectos físicos e ambientais como aspectos psicológicos inerentes aos ambientes de trabalho. A qualidade de vida no trabalho se preocupa principalmente com dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e com a eficácia organizacional. Portanto, nesse âmbito, se faz necessário o enfoque do papel do homem como coadjuvante, principal elemento diferenciador e como agente responsável pelo sucesso do Programa de Qualidade de Vida, visto que este afeta diretamente atitudes pessoais e comportamentos relevantes para produtividade individual e grupal, tais como motivação para o trabalho, adaptabilidade a mudanças, criatividade, vontade de inovar, eficiência e eficácia.
PALAVRAS-CHAVE: Produtividade, sobrecarga e qualidade de vida.
INTRODUÇÃO
O interesse pelo tema Qualidade de Vida no Trabalho vem se intensificando nos últimos anos, com o aumento de pesquisas e publicações, além do crescente número de empresas bem sucedidas que se inserem nesse movimento.
Muito se discutiu acerca de um conceito universal de Qualidade de vida, buscando compreender sua especificidade. Embora, existam ainda várias interpretações, é quase consenso à idéia de que, independentemente de nação, cultura ou época, a Qualidade de vida reside numa dimensão ideal em que as pessoas se sintam bem psicologicamente, possuam boas condições físicas e sintam-se socialmente integradas e funcionalmente competentes. No entanto, as pessoas estarem se sentindo bem é de grande importância, uma vez que as organizações e pessoas mudam constantemente, além do fato de que a realidade de cada empresa varia em função do