Aspectos psicológicos da adolescência
Mudanças biológicas:
A transformação física acontece por vários mecanismos hormonais que desencadeiam um longo processo de mudanças, sendo diferentes de meninos para meninas.
Esses hormônios estimularão o desenvolvimento dos ovários na mulher e os testículos no homem que começarão a produzir hormônios sexuais, cuja presença no sangue aumentará em relação aos níveis que existiam anos anteriores.
Esse alto nível de hormônios sexuais, a testosterona nos meninos e a progesterona e os estrógenos nas meninas, será o responsável pelas mudanças físicas.
Meninos
Meninas
Aumento no tamanho dos testículos
Menstruação
Pelos pubianos, crescimento do pênis e a ejaculação
Arredondamento dos quadris e pelos pubianos
Mudanças na voz
Desenvolvimento das mamas
Aumento da oleosidade no cabelo e no rosto
Alargamento da pélvis, crescimento do útero e da vagina
Crescimento do pelo corporal
Pelos pubianos e nas axilas
Mudanças sócias:
O critério sociológico da adolescência é um período de transição do jovem, no qual a dependência familiar e a identidade infantil começam a ser abandonadas, deixando espaço para se desenvolver uma nova identidade adulta. A sociedade deixa de encarar o adolescente como criança, mas ainda não lhe confere papéis de adulto, o que lhe cria conflitos.
O jovem passa a se relacionar com pessoas de outros ambientes, além do familiar e escolar, e isso lhe traz estímulos que acabam se desenvolvendo em conflitos de ordem moral, política e religiosa. É um período de questionamentos referentes às desigualdades sociais. É uma fase de confrontação familiar, onde sucumbem os valores consolidados na infância, dando lugar a valores sociais externos, principalmente nos convívios grupais, nos quais é constante a busca de identidades que se alternam entre os diferentes grupos e entre estes e a família.
Todas as certezas (valores e fatos) que acompanharam a criança até o início da adolescência, nesta fase,