ASPECTOS INTRODUTÓRIOS QUANTO A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE
Título: ASPECTOS INTRODUTÓRIOS QUANTO A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE
Administradores ou gestores são os membros que tem como principal função guiar e decidir onde aplicar os recursos da organização para atingir os objetivos. Os administradores distinguem-se de outros membros da organização, pois coordenam as ações de outras pessoas e são aqueles para quem os subordinados precisam prestar contas (SOBRAL; PECI, 2008).
Administradores contam com algumas funções para alcançar o objetivo da organização e o desempenho esperado, que são denominadas função do administrador (ANDRADE; AMBONI, 2007).
No ambiente societário ludícibus e Marion (2009, p.9) definiram que Sociedade é um contrato onde duas ou mais pessoas se obrigam a conjugar esforços ou recursos para a consecução de um fim comum, ou celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens e serviços, para exercício da atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados. A atividade pode restringir-se à realização de um ou mais negócios determinados
Então os conceitos de algumas palavras do cotidiano deixou clara a ideia do papel do administrador diante do desafio de administrar recursos financeiros próprios ou de terceiros, também representa conjugação de esforços classificados como intelectuais. A locação de recursos depende das decisões a serem tomadas pelo administrador que pode exercer a função como empresário, não empresário, e ainda, como funcionário. Veja as distinções por Iudícibus e Marion (2009, p.10).
Empresário é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços (que substitui a figura do comerciante, aquele que praticava atos de comércio).
Não empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda que seja com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento da