Aspectos introdutórios em ciências contábeis
Este contexto tem por objetivo relatar o que vem a ser contabilidade, e os seus conceitos básicos onde trás consigo suas varias ramificações e funções específicas.
Seus primeiros sinais deram-se através de instrumentos denominados fichas de barros que tinham várias formas diferentes, encontrados em sítios arqueológicos de Israel, Iraque, Irã, Síria e Turquia por volta de 8000 a 3000 anos a.C. Desde muito tempo o homem tem sua necessidade em registrar e administrar seus bens, mesmo que primária, essa necessidade tinha uma existência.
O processo da contabilidade se da por aspectos claros e objetivos, no qual enfatiza inúmeros conceitos fundamentais para seu entendimento. Quando se ouve falar em Ciências Contábeis, logo se imagina números, contas e operações envolvendo a matemática, quando na verdade ela se torna bem mais ampla do que se pode imaginar.
Sabe-se que sem os serviços contábeis o nível de controle das entidades seria muito escasso, porém sem registros e fatos que esclareçam o lucro e o prejuízo da empresa, no entanto administrar um negócio seria uma tarefa quase impossível.
Para entendermos com clareza o processo de desenvolvimento da contabilidade é preciso tomar nota de tópicos muitos importantes para esse estudo, onde de início será abordado o conceito, o objeto e o objetivo da contabilidade, tem-se também como enfoque nesse trabalho a Escrituração Contábil; a importância da contabilidade para as empresas e para o gestor; será abordada as demonstrações contábeis e suas funções; a missão de uma empresa; a visão empresarial; o processo administrativo tendo como base organização, planejamento, controle e administração de uma empresa; o ambiente das organizações envolvendo o ambiente-tarefa e o macro ambiente; será levado em conta os aspectos jurídicos que tem relevância para o profissional contábil e as principais operações da matemática dentro da contabilidade.
Desenvolvimento
A Contabilidade é uma ciência que fornece informações úteis