Aspectos Gerais Da Regi O Sudeste
A região Sudeste é composta por quatro estados: Rio de Janeiro, São
Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. Localiza-se na parte mais elevada do planalto Atlântico. É a segunda menor região do país em extensão territorial, porém é a mais desenvolvida economicamente.
Aspectos Físicos:
Vegetação
A vegetação foi altamente afetada pela urbanização, industrialização e pelos avanços agrários. A mata Atlântica foi afetada diretamente por isso, com quase toda sua área sendo devastada. Diversos métodos estão em pratica com objetivo de salvar as poucas áreas restantes, como a criação de parques florestais. O cerrado e a caatinga também estão presentes nessa região.
No mapa:
Verde: Florestas
Azul e Verde-azulado: Vegetação Litorânea
Marrom: Cerrado
Rosa: Caatinga
Clima
A região apresenta clima predominantemente tropical, sofrendo forte influência de massas de ar quente e úmidas. Na porção sul do território, há também a presença do clima subtropical.
Hidrografia
A rede hidrográfica da região sudeste é composta pela bacia do rio
Paraná, do rio São Francisco e por outras bacias do leste e do sudeste.
ASPECTOS ECONÔMICOS:
A região sudeste, é, atualmente, a região mais desenvolvida economicamente e é responsável pela maior parte das riquezas geradas no Brasil.
Apresenta um enorme avanço tecnocientífico, ou seja, a agricultura, indústria e outros tem melhores técnicas de produção em relação ao resto do país. Local de grandes investimentos estrangeiros, essa região apresenta um vasto índice de multinacionais instaladas em seu território. Seus estados apresentam um vasto parque industrial, contando com hidroelétricas, siderúrgicas, indústrias navais, petroquímicas e outras, uma agricultura avançada, maior circulação de capitais e apresenta duas metrópoles globais (São Paulo e Rio de Janeiro).
ASPECTOS SOCIAIS:
Com uma população de aproximadamente 78 milhões de habitantes, o
Sudeste apresenta a maior densidade demográfica (em vermelho) do