Aspectos gerais da psicologia
- Ciência e Senso Comum
- Definição da psicologia e do seu objeto de estudo
- As principais teorias da psicologia: Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise
ORIGEM
Psicologia vem da junção de duas palavras gregas PSICHÉ e LÓGUS, que significa estuda da mente ou da alma.
“Ciência que estuda o comportamento dos seres animados e, no caso do homem, seu comportamento, sua experiência e sue modo de ser ou personalidade.” ( TELES,1989, p10) Portanto, o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano.
CIÊNCIA E SENSO COMUM
O senso comum é o conhecimento da realidade. É no cotidiano que tudo flui, que as coisas acontecem, que nos sentimos vivos, que sentimos a realidade. Esse tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano é chamado de senso comum. Sem esse conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros, seria muito complicada nossa vida no dia a dia. É um conhecimento que é passado de geração para geração, mais não é cientifico.
A ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso através de uma linguagem precisa e rigorosa. Nesse sentido, a ciência caracteriza-se como um processo, onde o saber pode assim ser transmitido, verificado, utilizado, desenvolvido e testado.
“ Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido”.( ciência).
BEHAVIORISMO
Foi inaugurado pelo americano Joh B. Watson, o termo inglês Behavior significa comportamento. Portanto, o Behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento na relação que este mantém com o meio ambiente onde ocorre , chegando aos conceitos de estímulos e resposta. Teoria S-R, sendo S= estímulos e R= reações comportamentais.
O condicionamento respondente: é o comportamento reflexo, não voluntário e inclui as respostas que são “produzidas” por modificações especiais de estímulos. Por exemplo: a contração das pupilas, as famosas lágrimas de cebola e etc.
O condicionamento operante: é o