ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS E IMPACTO DAS DOENÇAS TROPICAIS NEGLIGENCIADAS: YAWS

2935 palavras 12 páginas
Conhecida com vários nomes tais como: Framboesia, Parangi, Patek, Piã, Yaws e Bouba, a treponematose endêmica é uma doença crônica distribuída principalmente em regiões tropicais estando presente em países da África Ocidental, Indonésia, Nova Guiné, Ilhas Salomão, Haiti, na República Dominicana, Peru, Colômbia, Equador e algumas regiões do Brasil.
O surgimento da doença apresenta muitas controvérsias em estudos, sendo apontada por diversos historiadores que este se deu no continente africano e algumas vezes atribuído à vinda dos africanos à América a disseminação da patologia no continente. Porém há relatos, como o do médico Dr. Silva Lima, que dizem que havia testemunhos da existência da doença na América tropical, no tempo da chegada dos europeus no século quinze. Deste modo, os primeiros colonizadores do Brasil já encontraram as Boubas entre os indígenas tupinambás com quem lutaram na Bahia para se estabelecerem, ainda antes da escravidão negro africana no continente americano.
A conclusão da existência da Bouba na América desde o século passado, atingindo os indígenas pode ser tirada de relatos históricos como o extraído de uma publicação brasileira restaurada:
São os tupinambás muito sujeitos à doença das Boubas que se pegam uns dos outros; mormente enquanto são meninos. Porque se não guardam de nada e têm para isso que as hão de ter tarde ou cedo, e que o bom é terem-nas enquanto são meninos aos quais não fazem outro remédio senão fazer-lhas secar quando lhes saem para fora o que fazem com as tingirem com genipapo, e quando isto não basta, curam-lhe estas bostelas das Boubas com as folhas de caroba, a cuja virtude temos já feito menção e como, se estas bostelas secam, pensam para si. (Araújo, 1751 apud FREITAS, nd).
A Bouba constituía grave problema de saúde pública não apenas no Brasil, como também na Colômbia, Equador, Haiti, Peru, Santa Luzia, Guiana e Suriname. A doença, conhecida desde primórdios da institucionalização da saúde pública no Brasil,

Relacionados

  • Leishmaniose visceral no brasil
    7059 palavras | 29 páginas
  • Desenvolvimento Social Integrado
    53185 palavras | 213 páginas