aspectos economicos
Algumas técnicas permitem identificar e monitorar as variáveis competitivas que afetam a performance da empresa.
Existem quatro forças macroambientais: as político-legais, as econômicas, as tecnológicas e as sociais. Estas forças não estão sob controle direto de organizações (WRIGHT, 2007).
Wright (2007, p. 48) conceitua as forças acima citadas como:
• Político-Legais: Aquelas que incluem resultados de eleições, legislações e sentenças judiciais, bem como decisões tomadas por várias comissões e instâncias em cada nível de governo. O sistema político-legal de uma nação influencia portanto, nas suas operações comerciais e o padrão de vida de seus cidadãos.
• Econômicas: Também tem impacto significativo sobre os negócios. Representam tanto oportunidades quanto ameaças para os administradores estratégicos. Podem ser citados como exemplos de fatores econômicos o PIB, a taxa de juros, a taxa de inflação e o valor do dólar.
• Tecnológicas: Incluem melhorias e inovações científicas que oferecem oportunidades ou ameaças para empresas. A intensidade de mudança tecnológica varia consideravelmente de um setor para o outro. As mudanças na tecnologia afetam as operações de uma empresa, bem como seus produtos ou serviços.
• Sociais: Incluem tradições, valores, tendências sociais e expectativas que uma sociedade tem em relação às empresas.
A análise setorial se refere à investigação, monitoramento e previsões a respeito do setor de negócio da organização. Ao analisar seu setor de atuação, a organização precisa ter uma percepção mais definida das oportunidades e ameaças ambientais que podem influenciar seu desempenho competitivo (CHIAVENATO & SAPIRO, 2003).
2.2 Os fundamentos da competição estratégica
Para Porter (1999, p. 5) “Estratégia é a busca de um plano de ação para desenvolver e ajustar a vantagem competitiva de uma empresa”.
Conforme já dissemos anteriormente, com a globalização e a voraz competitividade