Aspectos do controle interno e sua aplicação no município de medianeira, paraná
Jurandir Bongiolo
RESUMO
O presente estudo trata dos aspectos do controle interno e sua aplicação no Município de Medianeira, Paraná. Buscando a eficiência operacional na administração pública brasileira, torna-se constante a aplicação do controle interno juntamente com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que tem como objetivo estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Em outros termos a lei tem como preceito assegurar uma gestão responsável e transparente, auxiliando no planejamento e controle da gestão fiscal, estabelecendo metas para que sejam alcançados os resultados e à divulgação das contas públicas.
Palavras-Chaves: Administração Pública. Controle Interno. Município de Medianeira.
1. INTRODUÇÃO
Os controles internos auxiliam o administrador buscando colocar os serviços públicos à disposição da comunidade visando a necessidade de conhecimento daquilo que ocorre no município. A implantação de sistemas de controle interno significa que as políticas e procedimentos adotados pela administração de um órgão para ajudá-lo a atingir o objetivo de assegurar, um modo ordenado e eficiente de conduzir seus negócios, incluindo o cumprimento de políticas administrativas, prevendo e detectando fraudes e erros, havendo a precisão e integridade dos registros contáveis, e a preparação oportuna de informações financeiras confiáveis.
Pretende-se, então, verificar como é feita a aplicação do controle interno junto ao órgão público e como é desempenhada essa aplicação.
A partir dos dados obtidos nessa pesquisa, poder-se-á, através de sua divulgação, contribuir para a melhoria do conhecimento acadêmico sendo objeto de pesquisa e aplicação.
A prefeitura analisada foi a do Município de Medianeira, Paraná, buscou-se avaliar a aplicação do Controle Interno nos órgãos da administração visando à