Aspectos Culturais de Candido Portinari
Candido Portinari, um dos pintores brasileiros mais importantes de todos os tempos, reconhecido no mundo inteiro pela temática de suas obras, nasceu em Brodowski. A cidade guarda obras do pintor que nunca esqueceu sua origem, raízes e valores.
Fundado em 1970, o Museu possui uma casa principal, dois anexos e a Capela da Nonna que o artista mandou construir para a sua avó. No interior da capela contém obras em pintura mural de figuras bíblicas com as fisionomias dos irmãos, pai e amigos.
O artista também utilizou as paredes da casa para realizar pinturas murais deixando um registro amplo de sua obra plástica e poética. A casa é rodeada por belos jardins e está localizada em frente a Praça Candido Portinari. Na igreja Santo Antônio (primeira matriz) o pintor fez uma pintura a óleo sobre tela do referido santo. A doação foi registrada para que a obra nunca saísse da capela.
O pintor, que desde criança manifestou sua vocação artística, retratou em suas telas operários, trabalhadores, crianças, plantações de café e índios, deixando clara sua opção temática social.
Outras atrações
Com mais de 20 mil habitantes, Brodowski atrai turistas de todos os cantos para apreciar as pinturas e conhecer um pouco da vida de Candido Portinari. Mas não só das obras e objetos do artista vive a cidade.
O nome do município é uma homenagem da Companhia Mogiana ao engenheiro polonês Alexandre Brodowski, que trabalhou na empresa como inspetor-geral. Quando foi inaugurada a Estação da Mogiana havia na região numerosas propriedades agrícolas que produziam café de qualidade e cereais. A cidade foi prosperando. Com o café chegaram a estrada de ferro e os imigrantes. Abriram-se indústrias, bancos e armazéns.
Brodowski começou a se desenvolver economicamente. Mais à frente destaca-se a indústria de costura industrial espalhada por todos os bairros da cidade. Entre as décadas de 50 e 60 a cidade ficou conhecida como a “terra do abacaxi”, devido ao cultivo da fruta