Aspectos Atuais Da Construcao Civil VICTORIA
1.1)Industrialização
A indústria da construção civil é tida como uma das mais conservadoras e inerte a mudanças devido a fatores tais como demora na absorção de novas tecnologias, resistência à alteração dos seus processos e baixa retroalimentação de informações e conhecimentos adquiridos em obras e experiências anteriores (Yin, Tserng et al. 2008). Entretanto, a necessidade de adaptação à nova realidade, que inclui escassez de recursos naturais, mudança climática, crises sociais, movimentos de valorização das culturas tradicionais, valorização de eco-produtos e necessidade de minimizar e controlar impactos ambientais, requer a busca por instrumentos de melhoria que auxiliem na mudança de comportamento que aos poucos vem crescendo no setor. Considerando o tamanho e a importância dos seus impactos, a indústria da construção pode e deve contribuir com a busca de um desenvolvimento sustentável.
1.2)Produtividade
Além do crescimento da renda no Brasil o setor da construção civil vem experimentando uma evolução na área de qualidade e produtividade com a implementação de normas e procedimentos.A melhoria da segurança, saúde e meio ambiente de trabalho, de acordo com VIEIRA (2006), além de aumentar a produtividade, diminui o custo do produto final, pois reduz as interrupções no processo, absenteísmo e acidentes e/ou doenças ocupacionais.
1.3)Qualidade
Para atender às normas e a um mercado mais competitivo exigindo a melhoria da qualidade e da produtividade das construções, torna-se necessária a elaboração do projeto do canteiro de obras, como forma de atender as exigências legais e possibilitar a otimização das condições de trabalho e segurança nas obras, contribuindo para o funcionamento mais eficiente do sistema de produção. Layouts de canteiro bem determinados, materiais adequadamente estocados, bancadas de preparação de kits, canteiro de pré-moldados e alojamentos decentes, são pontos vitais para a atividade de construção. O