aspecto da manutenção
Até pouco tempo, o conceito predominante era a missão da manutenção de restabelecer as condições originais dos equipamentos e sistemas produtivos. Segundo Kardec 2002. “a missão da manutenção é: garantir a disponibilidade da função dos equipamentos e instalações de modo a atender a um processo de produção ou de serviço, com confiabilidade, segurança, preservação do meio ambiente e custos adequado” . A manutenção deve ser organizada de tal maneira que o equipamento ou sistema pare de produzir somente de forma planejada. Quando o equipamento para de produzir por si próprio, sem uma gerencial, está-se diante de uma manutenção não planejada, ou mesmo de um fracasso da atividade de manutenção.
O gerenciamento da atividade de manutenção consiste em ter a equipe atuando para evitar que ocorram falhas, e não manter esta equipe atuando, apenas na correção rápidas destas falhas.
A manutenção corretiva é a atuação para a correção da falha ou do desempenho menor que o esperado. Ao atuar em um equipamento que apresenta um defeito ou um desempenho diferente do esperado estamos realizando manutenção corretiva. Sendo assim, a manutenção corretiva não é necessariamente, a manutenção de emergência. Podemos ter duas condições específicas que levam à manutenção corretiva: O equipamento apresenta ocorrência de falha aleatória. A correção do desempenho menor que o esperado ou da falha, por decisão gerencial. Dai a principal função da Manutenção Corretiva é corrigir ou restaurar as condições de funcionamento do equipamento ou sistema.
2-Historia da Manutenção
2.1 Histórico
A partir da década de 30, à manutenção tem passado por diversas transformações; podendo ser dividida em três gerações:
2.2 A Primeira Geração
A primeira geração abrange o período antes da Segunda Guerra Mundial, quando a indústria era pouco mecanizada, os equipamentos eram simples e, na sua grande maioria, superdimensionados.
Aliado a tudo isso, devido à