Manutencao de software aspectos teoricos e praticos
RODRIGO KRÜGER
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUTENÇÃO DE SOFTWARE: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS
PONTA GROSSA NOVEMBRO-2006
RODRIGO KRÜGER
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUTENÇÃO DE SOFTWARE: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do título de Engenheiro de Computação na Universidade Estadual de Ponta Grossa Orientador: Prof. Dr. João Umberto Furquim de Souza
PONTA GROSSA NOVEMBRO / 2006
Dedico este trabalho aos meus pais, Alexandre e Edite, e também à minha noiva, Ana Claudia. Vocês formam o meu porto seguro. Ao Prof. Dr João Umberto Furquim de Souza, pelos anos de orientação na área de Engenharia de Software, Padrões de Projeto e Processos de Desenvolvimento. Grande parte de meu conhecimento é dedicado ao seu esforço.
AGRADECIMENTOS A Deus... Aos Professores do Departamento de Informática da Universidade Estadual de Ponta Grossa, pelos anos de dedicação aos acadêmicos do curso de Engenharia de Computação. Aos colegas de classe, pela união nos estudos e trabalhos desenvolvidos durante a graduação. A Bruno Francisco Reis, pelo exemplo dado a nossa turma. Há uma linha eterna entre o céu e a terra, mas uma linha curta entre a amizade e o amor. Você estará sempre conosco.
RESUMO A manutenção de software deve ser encarada como uma atividade constante durante o ciclo de vida de um projeto de software. Desta forma, essa fase inicia-se com o projeto, desde a modelagem até as etapas que procedem a instalação do software, passando pela programação e pela documentação. Então, fica claro que esta etapa é a mais longa, sendo a mais onerosa. Portanto, o estabelecimento de normas e padrões para tal atividade é indispensável, para que haja uma maneira uniforme de visualizar o andamento do processo. Palavras-chave: manutenção, projeto, normas, padrões.
ABSTRACT The software maintenance