Projeto De Engenharia De Software
- O começo:
A idéia de implementar um projeto prático usando conceitos de engenharia de software veio como complemento do estudo teórico de técnicas e procedimentos na disciplina de Engenharia de Software.
A princípio, foi feita uma pesquisa em uma bibliografia técnica, onde se buscava definir qual seria o projeto a ser implementado. Após uma análise inicial, foi definido o tipo de ferramenta que seria desenvolvida pela equipe: uma ferramenta de integração e teste. Nesta categoria, existem vários tópicos que podem ser abordados:
Aquisição de dados: ferramentas que adquirem dados a serem usados durante os testes.
Medição estática: ferramentas que analisam o código fonte sem executar os casos de teste.
Medição dinâmica: ferramentas que simulam a função do hardware ou outros equipamentos externos.
Gerenciamento de teste: ferramentas que auxiliam no planejamento, desenvolvimento e controle dos testes.
Ferramentas transfuncionais: ferramentas que cruzam as fronteiras das categorias citadas.
Após uma breve discussão sobre cada uma dessas categorias, chegou-se a conclusão de que seria válido para a equipe desenvolver uma ferramenta de aquisição de dados. Mais especificadamente, uma ferramenta para preenchimento de bancos de dados.
- Estudo do problema:
No mercado de BD, é comum nos defrontarmos com um problema que a princípio pode parecer insignificante, mas que influi diretamente na produção de um sistema de BD: a fase de testes. Muitas vezes, criam-se bons sistemas de BD, mas para os testes são aplicadas técnicas rudimentares, como o preenchimento manual de uma base de dados. Para uma base de dados pequena, isso não representa exatamente um problema, mas para grandes bases de dados, consome muito tempo. Devido à carência de boas ferramentas de teste, fáceis de usar e que não sobrecarreguem o orçamento, surgiu a idéia de criar uma ferramenta para preencher bases de dados automaticamente, exatamente para auxiliar na fase de testes e no desenvolvimento