Asma
A asma é uma doença inflamatória crônica, que atinge as vias aéreas inferiores, como os bronquíolos e alvéolos pulmonares.
Cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 300 milhões de pessoas possuem asma, considerando esse um sério problema de saúde pública.
Os indivíduos portadores da doença são condicionados geneticamente e em exposição a vários estímulos, podem apresentar obstrução parcial ou totalmente reversível da via aérea afetada e limitação ao fluxo de ar, resultando nos sintomas característicos.
Ainda não se compreende inteiramente quais os fatores que determinam o aparecimento da asma. Sabe-se que ela não tem cura, mas tem controle e, segundo dados da OMS, com os conhecimentos atuais é possível controlar 95% dos casos da doença.
Existe nela uma ampla margem de variação, cuja gravidade pode ser maior ou menor, de acordo com o tratamento medicamentoso, o controle ambiental e a educação do paciente e de seus familiares.
Baseando-se nesse conhecimento, pretende-se, com o presente projeto de pesquisa, descrever as principais características, causas e formas de tratamento da asma, para informar a população e melhorar a qualidade de vida dos asmáticos, diminuindo o índice de óbitos dessa doença.
No texto deste projeto, o leitor irá se deparar constantemente com o termo “hiper-responsividade das vias aéreas” (HRVA) e cabe aqui, uma definição do mesmo para impor maior clareza à argumentação. A HRVA é a resposta de contração das vias aéreas a um determinado estímulo, devido à sensibilidade excessiva a substâncias irritantes ao paciente.
2 OBJETIVO
2.1 OBJETIVO GERAL
Caracterizar a asma, descrevendo informações gerais das causas e da forma de tratamento para o conhecimento prévio da população.
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Compreender como o controle ambiental pode afetar as crises asmáticas; entender como o tratamento medicamentoso interfere a doença; descrever as principais causas da asma; atenuar o uso de