Asma
Asma
ALIMENTAÇÃO BELEZA DOENÇAS GRAVIDEZ NOTÍCIAS PERDER PESO
Alertas da Anvisa
Drogas
Prevenção
Saúde Bucal
Saúde da Criança
Saúde da Mulher
Saúde do Homem
Saúde Mental
Saúde Pública
Sexo
DOENÇAS
Asma
Por Hermann Moraes
Publicado quinta-feira 31 de julho de 2014 7:45 AM
0 Comentário
Tags: asma, medicamentos, tratamento
Compartilhe...
A asma é uma doença crônica que afeta os pulmões e causa dificuldade de respiração. Isso acontece quando as passagens de ar se estreitam e ficam inflamadas. Segundo a gravidade, a asma é classificada de intermitente a persistente grave. Algumas pessoas têm só alguns leves sintomas, ocasionalmente. Enquanto outras, têm sintomas quase constantemente, com graves crises que podem levar até a morte.
Próxima » Enxaqueca
« Anterior Gripe e Resfriado: Qual é a Diferença?
Durante uma crise de asma, as vias aéreas ficam inflamadas e estreitas devido à musculatura circunjacente que se contrai. O fluxo de ar fica parcial ou completamente obstruído à medida que o muco produzido pela inflamação preenche a estreita passagem do ar. A asma afeta tanto as vias aéreas maiores dos pulmões, chamadas brônquios, como as menores, chamadas bronquíolos. O tratamento consiste em evitar ou cessar a inflamação, e relaxar a musculatura das vias aéreas.
O que causa essa inflamação ainda não foi elucidado, mas vários desencadeantes ambientais já foram identificados. Muitos fatores desencadeantes da asma são alérgenos – substâncias que induzem uma resposta exagerada do sistema imunológico em algumas pessoas. Os alérgenos mais comuns incluem pelos e saliva de animais, pólen, mofo, ácaros, baratas, alguns medicamentos e determinados alimentos. Outros fatores desencadeantes da asma também lideram essa lista: infecções virais como gripes e resfriados, exercício físico, respirar ar frio ou seco, fortes odores, estresse emocional e poluentes ambientais como fumaça de cigarros e de queimadas, bem como odores de tinta e de outros produtos