Asia
A Ásia possui uma paisagem dominante de estepes secas e semi-áridas, limitadas a oeste pelo Mar Cáspio; ao sul, pelas altas montanhas do Hindu Kush e dos Montes Pamir. Os montes Tian Shan, são os limites da Ásia Central a leste. Em sua porção setentrional, isto ao norte do Casaquistão, a fronteira natural não fica bem definida já que as estepes desse país se confundem com o domínio da Sibéria russa.
Historicamente, a região foi definida como a “terra entre dois rios”, já que o Amu Daria (o antigo Oxus) e o Sir Daria (Jaxartes) se constituíam em importantes fronteiras naturais. Assim, no passado, o Amu Daria foi a fronteira que separou o império turco e mongol do persa. No século XIX foi fronteira que separou as áreas sob o domínio do Império Britânico, daquelas que estavam dominadas pelo Império Russo. Nessa época, a região esteve envolvida no embate geopolítico entre russos e britânicos, que ficou conhecido como “O Grande Jogo”.
No centro desses amplos domínios estépicos cercados por altas montanhas, estendem-se dois desertos. Ao sul, está o deserto de Kara Kum, que cobre amplas áreas do Turcomenistão. Mais ao norte, no Usbequsitão está o de Kizul Kum. No interior dessas áreas desérticas são encontrados vales fluviais (o de Fergana, por exemplo) e oásis onde se desenvolveram algumas das principais e mais antigas cidades da Ásia Central como Samarcanda e Bukara.
Até o século XIX, os recursos naturais da região haviam sido pouco explorados. A partir de então russos e posteriormente os soviéticos transformaram drasticamente as paisagens naturais, especialmente no que diz respeito à construção de vastas redes de irrigação que, de um lado, promoveram o desenvolvimento agrícola (especialmente o plantio do algodão), mas de outro geraram gravíssimos impactos ambientais, sendo o mais dramático aquele que vem ocorrendo no Mar de Aral, que nos últimos 40 anos perdeu cerca de 2/3 de sua superfície líquida.
Nos últimos 15 anos, a descoberta de novas e