Asdfqwer
645 palavras
3 páginas
[pic]UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTROSETOR DE HUMANAS, LETRAS E ARTES.
CURSO A DISTÂNCIA-LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
OFERTA ESPECIAL VZ
Cleudeci do Rocio Grosko
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Pinhão
2012
No capítulo 3 do livro sociologia da Educação discutimos conceitos como taylorismo, fordismo e toyotismo. No capítulo 4 tratamos dos Movimentos Sociais e como eles se dividem. Já no capítulo 5 focalizamos na discussão sobre Gênero e multiculturalismo.
Para a realização dessa atividade escolham um dos três capítulos acima mencionados e produzam um texto de uma a duas páginas utilizando esses conceitos.
Movimentos Sociais
A qualificação dos movimentos igualitários pode ser utilizada para os movimentos procedentes tanto no campo como também para aqueles peculiares das cidades. Esta repressão política é cumprida sem depender somente do grau de disposição no interior dos movimentos, mas muito mais das relações de forças que permeiam o embate entre os grupos naquele momento histórico. Esses movimentos sociais importam uma determinada coligação na sociedade, nomeados populares. Assim podendo - se dividir entre urbano e o campo, peculiares das temas unidas ao solo agrário. Porém, outros movimentos surgiram e ficando conhecido como sendo novos movimentos sociais, os quais são caracterizados por exporem novas demonstrações de exploração referentes ao direito à cidade e como exercício da cidadania, de acordo com Santos (p.12): “Referem-se desde as reivindicações mais gerais até as mais específicas: movimentos por direitos civis e universais, ambientalistas, por direitos de grupos etários (de jovens, ou de idosos) ou de gênero (movimento feminista), étnicos, religiosos, sexuais, pela paz etc.” (SANTOS, 2008, p. 12). Desde o surgimento verificou-se na prática que certos movimentos se transformaram em movimentos reformistas e outros pela sua maneira transformadora. Os movimentos