asdasfas
1580 palavras
7 páginas
Trabalho de FilosofiaPag:27
“Atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou cientifica”. Em geral, julgamos que a palavra “crítica” significa: “ser do contra”.
Significa que ela se volta preferencialmente nos momentos em que abandonamos nossas certezas cotidianas e não dispomos de nada para substitui-las ou para preencher a lacuna deixada por elas. E são nesses momentos de crise que se manifesta mais claramente a exigência de fundamentação das ideias, dos discursos e das práticas.
Porque em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática muito visível e de utilidade imediata. é o movimento pelo qual o pensamento, examinando o que é pensado por ele, volta-se para si mesmo como fonte desde pensado. É o pensamento interrogando-se a si mesmo ou pensando-se a si mesmo. É a concentração mental em que o pensamento volta-se a si próprio para examinar, compreender, e avaliar suas ideias, suas vontades, desejos e sentimentos . Também se volta para compreender o que se passa em nós nessas relações que mantemos com realidade circundante, para o que dizemos para as ações que realizamos.
Porque pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? Isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizermos o que dizemos fazermos o que fazemos?
É o estudo do comportamento humano. É como uma investigação racional da realidade, buscado contrariar mitos.
Significa dizer que a filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado. Somente assim a reflexão filosófica pode fazer com que nossas crenças e opiniões alcancem uma visão crítica de si mesmas. Não se trata de dizer “eu