asasas
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA UEP- PETROLINA
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
JOAMERSON BATISTA RAMOS
SISTEMA RESPIRATÓRIO
PETROLINA-PE
JULHO, 2014.
Desenvolvimento
Como é constituído o sistema respiratório? R= Fossas nasais – se comunicam com o meio exterior pelos orifícios das narinas. O interior das fossas nasais está dividido em duas metades pelo septo nasal; a porção superior de cada fossa nasal em contato com a base do crânio tem função olfativa; a porção inferior tem função respiratória e é revestida por um epitélio rico em glândulas mucosas, cuja secreção umedece e filtra o ar inspirado.
Faringe – continuação das fossas nasais constitui a passagem do ar em direção à traqueia.
Laringe – situada entre a faringe e a traqueia.
Traqueia – um tubo, formado por uma serie de anéis cartilaginosos, que o matem aberto.
Brônquios – as duas ramificações da traqueia, direita e esquerda, que penetram nos pulmões. No interior dos pulmões, os brônquios se ramificam em tubos cujo diâmetro vai diminuído à medida que eles se subdividem, denominamos bronquíolos. Estes terminam nos alvéolos pulmonares.
Pulmões – são dois órgãos de consistência esponjosa, situados no tórax.
Pesquise e explique todo o funcionamento do bulbo enfatizando, a sua importância fisiológica no processo respiratório. R= O Bulbo localiza-se embaixo do cérebro e na frente do cerebelo. A função do bulbo é conduzir os impulsos nervosos do cérebro para a medula espinhal e vice-versa. Também produz os estímulos nervosos que controlam a circulação, a respiração, a digestão e a excreção.
Esquematize todo processo fisiológico da respiração. R= Sistema Respiratório
Para receber o oxigênio (O2) presente na atmosfera e eliminar dióxido de carbono (CO2), os seres humanos precisam de todos os órgãos presentes no sistema respiratório para fazer as trocas gasosas. Os órgãos responsáveis por este processo são: fossas nasais,