“ As velhas novas funções da escola pedidas pelo capital” LENARDÃO, Elsio e SANTOS, André Alves

304 palavras 2 páginas
Avaliação de Sociologia da Educação
Professor: Elsio Lenardão
Tema: “ As velhas novas funções da escola pedidas pelo capital”
LENARDÃO, Elsio e SANTOS, André Alves

· Disserte a respeito da idéia de “Princípio da Correspondência” entre o mundo da escola (relações sociais escolares) e o mundo do trabalho (relações sociais de trabalho). Explique e dê exemplos.

O sistema escolar se submete as necessidades sociais, isto é fenômenos que garantem a coletividade social, como a necessidade de socialização, da qual se constitui por conjuntos de idéias que consideramos 'essenciais' como agir adequadamente por meio orientações de conduta, ou seja, domesticar para viver em espaço público.
Podemos afirmar que a relação que há entre a escola e o mercado de trabalho esta, principalmente, em socializar jovens e crianças para o mundo do trabalho, para desenvolverem suas habilidades e competências técnicas que um mercado requer, isto é, a escola será responsável em preparar o individuo para quando estiver no mundo do trabalho saber se comportar adequadamente.
Assim as funções sociais gerais do sistema escolar são; moralização, socialização para o trabalho, apoiar os processos de mobilidade social, preparar para o trabalho conforme as exigências do "capital", legitimar as desigualdades sociais reproduzindo as desigualdades culturais, e por último socializar o conhecimento ciêntífico, filosófico e artístico, entretanto a principal necessidade da sociedade é o trabalho, e cabe a escola atende-la e garantir as crianças e jovens um conhecimento de raciocínio mediato e cotidiano.
Pois a passagem pela escola fornece aos alunos a capacidade de serem bons trabalhadores através da escolarização e transforma-los em uma potência trabalhadora, isto é, a escola como uma ferramenta de mobilidade social.

Relacionados