TEORIA DA CONTABILIDADE ATPS
Teoria da contabilidade, conceitos contábeis relevantes ensino de contabilidade.
O núcleo fundamental da teoria contábil é o conceito ativo, muito importante mas nem sempre compreendido por estudantes.
Ativo : conjunto de bens e direitos de uma entidade ou aplicação de recursos de uma empresa, segundo o autor o ativo é o recurso fundamental da contabilidade, envolvendo receitas e despesas, o ativo define outros importantes termos patrimoniais , como receitas, despesas , passivos , perdas e ganhos.
Segundo Hendriksen e Van Breda, os ativos são reservas de benefícios futuros.
Também segundo os autores o termo Financial Accounting Standards Board (FASB) Benefícios prováveis futuros prováveis que são controlados por uma entidade em consequência de transações ou eventos passados tendo como a característica essencial dos ativos o benefício futuro provável, caso não apresente esta propriedade a FASB defende o não reconhecimento contábil da existência do ativo.
Temos também o International Accounting Standards Committee (IASC), destaca que o ativo é um recurso controlado pela empresa, que tem como resultado eventos passados, com isso a geração de benefícios econômicos futuros.
A característica principal conceituada por Iudícibus seria a capacidade de prestar serviços futuros para a entidade. Todo ativo representa mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente uma promessa futura de caixa.
Segundo Perez e Famá na contabilidade básica consideram-se ativos os bens e os direitos de uma entidade, em moeda e a disposição da administração, ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros como, por exemplo: entrada de caixas ou redução de a saídas de caixa. Então podemos considerar um ativo qualquer elementos com ou sem natureza física, que seja controlado pela empresa e que proporcione algum fluxo de caixa.
Goulart chegou á conclusão de que os profissionais da área contábil possuem conhecimento apenas superficial