As Treze Colônias
Ocupação inglesa na América do Norte
Enquanto buscavam um novo caminho para o Oriente, ingleses e franceses exploraram o leste da América do Norte durante o século XVI. Apesar de várias tentativas para estabelecer assentamentos permanentes na região durante esse período, apenas entrepostos comerciais se mantiveram.
Foi somente no contexto dos acontecimentos abaixo, na primeira metade do século XVII, que teve início de modo efetivo a colonizaçãoinglesa na América do Norte:
.Conflitos entre protestantes e católicos na Europa e a violência decorrente dessa intolerância, o que asustava muitos grupos religiosos. . Na Inglaterra, devido aos cercamentos, transformações de caráter capitalista que ocorriam no campo, surgia o problema de uma grande massa de camponeses sem terra e sem trabalho que migrava para as cidades. .Ameaça aos interesses comerciais ingleses em virtude do avanço de franceses e espanhóis em terras norte-americanas.
A fim de assegurar domínios no território americano, o governo inglês decidiu iniciar efetivamente seu povoamento.
Primeiros povoadores
Com a fundação do povoado de Jamestown, em 1607, formou-se a primeira colônia inglesa na América do Norte : a Virgínia. Sua criação foi financiada por uma empresa privada, à qual o governo inglês havia concedido o monopólio sobre a exploração da região. Pouco tempo depois, a partir de 1620, comunidades inteiras de protestantes, em diferentes levas (além de alguns grupos de católicos), começaram a emigrar da Europa para o Novo Mundo, fugindo de perseguições religiosas e de dificuldades econômicas. Estabelencendo-se em diferentes áreas da costa leste, esses grupos foram constituindo novas colônias. Até o século XVIII, foram fundadas 13 colônias independentes entre si, mas subosdinadas à metrópole inglesa. Uma das intenções de boa parte desses primeiros colonos da América do Norte era construir sociedades autônomas, em que pudessem erguer um “novo lar”. Com