As torias administrativas e a oganização empresarial
1491 palavras
6 páginas
A importância dos Sistemas informatizados na Gestão EmpresarialAs teorias Administrativas e Organização Empresarial
Teoria Clássica e Teoria Científica
Origem
Das corporações mundiais que conhecemos hoje foi impulsionada ou transformada Revolução Industrial. Na Revolução Industrial, onde houve a produção artesanal foi substituída pela produção em série, o que criou o contexto perfeito para aplicação das primeiras Teorias da Administração. Com a linha de montagem e o invento da máquina alimentadora desenvolvida para eliminar o desperdício de tempos de produção, tinha a finalidade de aumentar a produtividade das organizações enfocando apenas a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, trazendo com isso consequências graves como: a intensificação e especialização do trabalho do operário, o que acaba tornando desnecessário a sua qualificação e provocando no mesmo, lesões por realizar uma única tarefa repetidamente.
Princípios gerais da Teoria da Administração Científica
Frederick Taylor 1856-1915 Americano de família burguesa, educação rígida e enriquecido pelo comercio com a Índia. Frederick Taylor interrompeu seus estudos em Harvard e começou a trabalhar com aprendiz em uma fábrica de amigos da família. Ingresso quatro anos depois Midvale Steel Co. Desenvolvendo a carreira de mecânico enquanto estudava engenharia. Quando deixou a Midvale Steel se tornou o primeiro engenheiro a desenvolver consultoria de empresas de forma independente.
Frederick Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho do operário, tenha como suas ideias preconizavam a prática da divisão do trabalho. Taylor com suas experiências em fábrica, generalizando-a como modelo para a prática da administração.
A característica mais marcante do estudo de Taylor foi buscar de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o