As teorias sobre a chegada do homem ao continente americano
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Bibliografia
1. Introdução
O homem americano não surgiu dentro do próprio continente, como resultado da evolução de primatas, ele apareceu por aqui vindo de outras regiões, pelas migrações ocorridas há milhares de anos. É que todos os especialistas afirmam. Todavia, sua teorias começam a se diferenciar à respeito de como o homem chegou à América. Ao longo dos anos formaram-se teorias, dentre elas estão: a teoria do Estreito de Bering, e da teoria das Correntes do Pacífico.
2. Desenvolvimento
Teoria de Clóvis
A teoria de Clóvis foi por muitos anos a mais aceita nos meios científicos. Segundo esta, os primeiros seres humanos chegaram a América há cerca de 11,5 milhões. Vindos da Sibéria, pelo extremo norte da Ásia, teriam atravessado o estreito de Bering e chegado ao Alasca. Naquela época, o planeta estava sofrendo os efeitos da última Glaciação, e o rebaixamento dos oceanos facilitava o acesso entre os dois continentes. A medida que que as massas geladas existentes na América do Norte começaram a se desfazer, abriu-se um caminho por onde grupos humanos puderam passar e ocupar todo continente.
Teoria de Bering
Já de acordo com a teoria de Bering o povoamento da América iniciou-se há cerca de 50 mil anos, quando os povos nômades da Ásia conseguiram realizar a travessia do estreito de Bering. Isso foi possível durante a última era glacial, quando o mar na região congelou, formando uma grande banquisa que unia o Alasca, na América, à Sibéria, na Ásia. Assim o povoamento teria ocorrido a partir da América do Norte, em direção às outras partes do continente.
Teoria Transoceânica
De acordo com a teoria transoceânica, há cerca de 10 mil anos, povos provenientes da Polinésia, na Oceania, começaram a atravessar o Oceano Pacífico em pequenas