as teorias intestinais
O medicamento escolhido foi a Nimesulida, porque é um medicamento que apresenta propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas. O Nimesulida é indicado para dor aguda, e como o rapaz do caso sentia dores devido a uma torção de tornozelo, esse medicamento poderia ser utilizado.
B- Descreva o seu mecanismo de ação.
A nimesulida é um inibidor seletivo da enzima que sintetiza as prostaglandinas na cascata do ácido araquidônico, a ciclooxigenase (COX). A nimesulida inibe, in vitro e in vivo, preferencialmente a COX-2, tendo uma atividade mínima ao nível da COX-1. A nimesulida é um inibidor preferencial da COX-2, dado que não é totalmente semelhante aos inibidores seletivos da COX-1, pois tem muito menos afinidade para esta enzima (a afinidade para a COX-2 é 5 a 16 vezes superior relativamente à COX-1, enquanto a afinidade dos inibidores seletivos é de 400-800 vezes superior).
Este fármaco inibe a atividade da COX por impedir o acesso do ácido araquidónico ao canal. A cristalografia de raio-x sugere que este bloqueio ocorre por ligações de hidrogênio ao grupo polar da arginina na posição 120.
Além disso, a nimesulida demonstrou possuir muitas outras propriedades bioquímicas que são as principais responsáveis por suas propriedades terapêuticas. Estas incluem a inibição da fosfodiesterase (PDE) do tipo IV; redução da formação do anião superóxido (O2), e portanto inibição da produção de radicais livres de oxigénio, que contribuem para a inflamação e dor; diminuição substancial da atividade da via mieloperoxidase, que forma ácido hipocloroso, nos neutrófilos ativados; inibição de proteínases (elastase, colagenase); prevenção da inativação do inibidor da alfa-1-proteínase; inibição da libertação de histamina dos basófilos e mastócitos e dos basófilos humanos; inibição da atividade da histamina.
A nimesulida também pode afetar outras vias quando em concentrações superiores à