As teorias da administração
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
A administração científica foi iniciada por Frederick w. taylor, no período da Revolução Industrial, com o objetivo de eliminar o desperdício e aumentar a produtividade nas Organizações.Taylor, estudou os movimentos dos processos para que fossem aperfeiçoados. Assim surgiu a seleção científica, que era treinar o trabalhador e criar espaços de trabalho para cada um , de acordo com suas capacidades.Com isso, surgiu a ORT (Organização Rcional do Trabalho), que consistia exatamente na melhora do local de trabalho, desde instrumentos mais adequados, como métodos mais eficazes. Além também da repartição de responsabilidades, como gerentes e supervisores. Ou seja, na teoria da administração científica, a preocupação era apenas com o trabalho, com os lucros, e não com o trabalhador, que eram tratados como objetos, como máquinas, onde violava-se qualquer direito, e até mesmo a dignidade humana.
TEORIA CLÁSSICA
A teoria clássica surgiu na mesma época que a científica. Iniciada pelo engenheiro Henri Fayol, teve como característica, a ênfase na estrutura da organização. Fayol separou e determinou as funções administrativas e criou os princípios delegados à cada uma delas. Algumas dessas funções são, a função técnica, que trata-se da produção; a comercial, responsável pelas vendas e compras; a financeira, que gerenciava o capital, entre outras.
TEORIA BUROCRÁTICA
A teoria burocrática, foi iniciada por Max Weber, que defendia, que para uma administração ideal era preciso estruturar a Empresa rigidamente. Para ele, era necessário definir rigorosa as hierarquias, as regras, os regulamentos, e as linhas de autoridade, essa era a única de forma de alcançar e garantir a estabilidade das Organizações.
TEORIA NEOCLÁSSICA
A teoria neoclássica é a atualização da teoria clássica. Ela surgiu para aproveitar os conceitos bons e exterminar os exageros das teorias anteriores. A teoria neoclássica