As semelhanças da constituição mista de Roma com a constituição de 1297 de Veneza
Veneza embarcou num período de liberdade e segurança, exibiu o mais duradouro apego aos tradicionais valores de independência e autogoverno, enquanto o resto da Itália sucumbia à regra dos Signori. Nota-se na constituição de governo de 1297 nos seus três principais elementos: Consiglo Grande, Senado, e Doge uma semelhança com as tipologias das formas de governo propostas por Aristóteles e Políbios, os governos justos e degenerados de um, poucos ou muitos.
Políbios separou as tipologias das formas de governo em monarquia (forma justa) e tirania (forma degenerada) para o governo de um, aristocracia (forma justa) e oligarquia (forma degenerada) para o governo de poucos e por fim democracia (forma justa) e oclocracia (forma degenerada) para o governo de muitos.
Para Políbios o sucesso da hegemonia romana se dava pela sua constituição mista. Em Roma o consulado possui a autoridade nos assuntos públicos, leva as questões urgentes para o senado, propõem assembleias para cuidar dos assuntos do povo e seleciona os militares para a guerra, funciona como uma monarquia. O senado que tem como principal função a autoridade sobre o tesouro público é uma aristocracia e por fim o povo (democracia) julga os crimes nos tribunos da plebe e decide sua pena; aprovam ou rejeitam leis e deliberam sobre paz e guerra.
Na constituição de governo de 1297 temos o Consiglo Grande como o corpo responsável pela eleição da maior parte dos magistrados, o Senado responsável pelas relações exteriores e finanças e por fim o Doge, chefe eleito do governo tem a imagem de um monarca.
Pier Paolo Vegerio faz uma afirmação parecida com a de Políbios, atribuindo o mesmo sucesso da constituição de Veneza pela fusão dos três sistemas, estabelecendo um governo misto: Doge monárquico, Senado aristocrático e Grande conselho democrático.
Giannotti também faz se valer de uma opinião parecida, afirmando que a evolução da