as sapas
Por conseqüência de seu nacionalismo Nicolau Maquiavel, escreveu a obra: “O Príncipe” (1513), em que foi dedicada ao Príncipe Lourenço Medici, com designo de ser um manual de ação política, o qual tinha como objetivo a concretização do poder absoluto inabalável, nesta obra relata de como deveria ser o poder político exercido, estabelecendo formas de relacionamento do monarca para com a nobreza, o clero e o povo. Tinha como princípio resgatar o sentimento cívico do povo italiano, pois nesse período vivam em decadência política.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................. 4 O PRÍNCIPE ................................................................................................ 5 CONCLUSÃO .............................................................................................. 8 REFERÊNCIAS............................................................................................ 9
1. INTRODUÇÃO
Maquiavel, observava seu País (Itália) completamente decadente pela Revolução Comunas (cidade - estados), em que corria risco de perder sua independência nacional em virtude das invasões estrangeiras, como Espanha e França, daí surgiu o cenário para a elaboração da obra “O Príncipe”. Considerado como manual para o príncipe Medice, que necessitava de pulso firme para defender a Itália.
A obra “O Príncipe” tinha como pretensão contribuir para