As Salinas Reais de Arc et Senans
As Salinas Reais de Arc et Senans
Arquitetura e Urbanismo
UNIP-Araçatuba
Disciplina: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo IV
Profª. Resp.: Ms. Marilisa B. Bilia
Trabalho Bimestral
I- Contexto da obra
Situada nos arredores de Besançon, no Franco-Condado, a salina real de Arc-et-Senans, obra-prima de Claude-Nicolas Ledoux, é a primeira grande obra de arquitetura industrial.
A fim de fornecer o sal em "água pequena" de poços Salins-les-Bains , construiu uma saumoduc, isso em um tubo que conduz água salgada. Ele formou uma dupla tubo de madeira, de 21 quilômetros de comprimento, cruzando montanhas, estradas e florestas, seguindo o curso do Furieuse e Loue. Esse gasoduto é enterrado, a fim de torná-lo menos vulnerável aos danos do tempo, geada e ladrões.
Em 1773, Ledoux é encarregado de estudar a disposição das instalações e serviços da salina da cidade de Chaux. Isso foi a primeira cidade projetada por Ledoux com um conjunto de unidades típicas, classificadas uma a uma com significado e função dentro de um ciclo de trabalho ( mercado municipal, cemitério, fábrica de artilharia, igreja, banhos públicos e etc.). Foi construída entra 1775 e 1779 .
A forma semicircular da salina foi inspirada nos benefícios do sol e a disposição dos diversos edifícios separados entre si, servia para evitar os incêndios e, além disso, servia também para criar um bom ambiente para os trabalhadores. Disse “um bom ambiente faz um bom humano”.
Essa fábrica continha:
- O edifício do diretor, cuja posição facilitava a boa fiscalização do funcionamento da fábrica;
- Dois edifícios de produção de sal;
- Casas dos operários;
- Uma fábrica de barris;
- Uma fábrica de utensílios e ferramentas metálicas;
- Uma prisão ( para os trabalhadores que não respeitassem as Leis da Fábrica Salina ) ;
- Os serviços administrativos;
- Uma esquadra;
- Uma padaria.
Em geral essa fábrica