AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE MENTAL ACERCA DA REINSERÇÃO DO PORTADOR DE TRANSTORNOS MENTAIS NA SOCIEDADE

3530 palavras 15 páginas
AS REPRESENTAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE MENTAL ACERCA DA REINSERÇÃO DO PORTADOR DE TRANSTORNOS MENTAIS NA SOCIEDADE

1. INTRODUÇÃO

Tendo em vista as mudanças ocorridas com a reforma psiquiátrica brasileira, tem sido cada vez mais relevante as discussões a respeito da reinserção das pessoas com transtornos psiquiátricos na sociedade, através de novos meios (CAPS, hospitais-dia) que substituam o modelo hospitalocêntrico.
Nesse contexto, pretende-se investigar a respeito das representações dos profissionais de saúde mental acerca da reinserção social dos portadores de transtornos mentais.
Assim, o tema da presente pesquisa será apresentado, inicialmente, por um breve relato histórico.

1.1.1 A história da loucura

Ao longo do tempo, várias foram as concepções designadas com o objetivo de explicar a loucura: o próprio conceito, o tratamento e a cura.
O conceito de loucura na Antiguidade data de Homero (séculos 9 - 8 a.C), que atribuía aos deuses os atos das pessoas destituídas de razão. O indivíduo não era considerado responsável pelos seus atos por estar ele possesso pelos deuses (TILIO, 2007). Temos aqui um enfoque mitológico-religioso da doença mental. Qualquer ato insensato é determinado pela ação ou capricho dos deuses, que determinam o rumo dos acontecimentos e roubam do homem a razão (COCIUFFO, 2007).
Ainda na antiguidade, Eurípides (485 - 407 a. C), Ésquilo (525 – 456 a. C) e Sófocles (496 – 406 a. C) são os responsáveis por acrescentar um elemento psicológico humano nessa dinâmica. Devido ao capricho dos deuses, a loucura causava sofrimentos interiores nas pessoas acometidas, assim, a concepção mítica vai dando lugar ao que denominou-se passional. (TILIO, 2007). Começam a surgir termos como delírio, desvario e mania. A partir de então, o enfoque passa a ser psicológico (COCIUFFO, 2007).
Platão (427 – 327 a. C) criou a concepção dualística. Acreditava que mente e matéria eram partes distintas. No tórax estaria localizada a alma

Relacionados