As religiões que o mundo esqueceu
Religião é ter fé naquilo em que cada pessoa acredita existir, uma crença em um ser divino sagrado. Aonde fiéis buscam a aproximação com o seu deus, buscando nas práticas religiosas a superação para o sofrimento e felicidade para suas vidas. Religião trata-se também de um conjunto de princípios, crenças e doutrinas que divergem de religão para religião. É esse o tema abordado no livro "As religiões que o mundo esqueceu", de 2008, editora Contexto, organizado por Pedro Paulo Funari.
Pedro Paulo Abreu Funari é um arqueólogo brasileiro, professor da Universidade Estadual de Campinas e líder de grupo de pesquisa do CNPq. Atualmente participa do conselho editorial de trinta revistas científicas brasileiras e quatorze estrangeiras entre elas o Public Archaeology, o Journal of Social Archaeology e o International Journal of Historical Archaeology. Sua contribuição ao meio científico atual é mais de 330 artigos publicados em revistas de todo o mundo. É autor e co-autor de mais de 80 livros na área de história e arqueologia. Organizou mais de dezenove reuniões científicas.Supervisionou 15 pós-doutoramentos, 31 doutoramentos, 34 mestrados, hoje destacados pesquisadores e líderes em instituições de prestígio.
É graduado em História pela Universidade de São Paulo em 1981, mestre em Antropologia Social pela USP em 1986, doutor em Arqueologia (1990) e pós-doutor pela Illinois State University em 1992, entre outros títulos acadêmicos. É livre-docente da Unicamp desde 1996.
Funari inicia a introdução afirmando que a diferença de nós para os outros seres vivos é justamente a religiosidade, "não há evidências, contudo, de que qualquer outro animal seja movido por preocupações religiosas, como o ser humano é desde os seus primórdios." (p7) O livro está dividido em várias partes que aponta de forma clara e direta as diferentes culturas que se perderam no tempo ou foram esquecidas. Dividido em treze textos relacionados às principais culturas antigas: egípcios, sumérios,