As relações internacionais do Brasil no período de 1930-1945
CORSI, Luiz Francisco. O Projeto de Vargas, a missão Osvaldo Aranha e os rumos da economia Brasileira. 1999
As relações internacionais do Brasil no período de 1930-1945 fazem referência a necessidade que Getúlio Vargas via em industrializar o Brasil. O nosso país em 1937 já era marcado por ser um Estado industrializante, devido a períodos anteriores. O objetivo era utilizar as poucas divisas para conseguir comprar bens de capital -maquinas e equipamentos- para favorecer a industrialização.
Os problemas relativos ao financiamento enfatizavam uma discussão na política externa do Brasil. A princípio Vargas não desejava utilizar capital externo para desenvolver o Brasil e sim realizar um desenvolvimento autônomo utilizando capitais nacionais para isso. Era necessário a construção de uma siderúrgica para a produção de aço no Brasil porque ele desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico.
Esse período marcado por turbulências econômicas políticas e militares foi o período em que estava se desenvolvendo a industrialização nacional brasileira. O período da Grande Depressão de 1930 marca uma grande desarticulação da economia mundial, em que os países tornaram-se mais protecionistas e reduziam os investimentos externos. Essa desarticulação mundial fazia com que muitos acreditassem em que um mundo integrado estaria com seus dias contados, um exemplo disso pode ser a ascensão ao nazismo na Alemanha. Os países voltavam para si como uma forma de sair da crise, os países nazistas e fascistas tinham certa autonomia econômica e tinham seus projetos de segurança nacional garantidos pelo Estado e pelos seus projetos expansionistas.
Os países da América Latina também fecharam-se, se igualando aos outros. Voltando para si para resolver seus problemas internos. Entretanto, a crise havia se tornado em uma vulnerabilidade para eles porque eram países exportadores de produtos primários, assim os grandes compradores estavam voltados