As queimadas
As queimadas ainda são o meio mais utilizado na preparação de terras à instalação de pasto ou agricultura, principalmente devido a seu custo ser baixo. é um método muito praticado mas que pode provocar diversos prejuízos a proprietários de terras e a sociedade. quando utilizado próximo a áreas de florestas e em períodos de seca (como acontece na maioria das vezes) o fogo pode invadir a floresta, destruindo as árvores e outras plantas, matando os animais que nela habitam provocando um prejuízo incalculável.
é importante ressaltar que uma vez queimada, a floresta torna-se ainda mais propícia a sofrer um outro incêndio (mecanismo de retroalimentação positiva), tornando ainda mais difícil sua regeneração. portanto, a melhor medida a ser tomada é definitivamente a prevenção do fogo.
Causas
As queimadas configuram além de incômodo e prejuízo para a saúde de muitos um crime ambiental. Uma grande quantidade de nosso verde já foi e vem sido consumido pelo fogo. Um exemplo é a Serra da Canastra, onde praticamente todo ano ocorrem incêndios. A maioria é causada por tocos de cigarro e latinhas jogadas no mato.As queimadas são mais freqüentes em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares de preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo, esse recurso não requer investimentos financeiros.
Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutrientes, além de exterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante a fertilidade, dessa forma, a fina camada da superfície fica empobrecida e ao decorrer de consecutivos plantios a situação se agrava gradativamente resultando na infertilidade.
Em Uberaba acontecem diversas queimadas diariamente, com a chegada do inverno aumenta o número de casos. Dentro da cidade, a fumaça produzida causa intoxicações,