Gestão qualidade
ESCOLA PROFISSIONAL DA FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE CARDIOLOGIA
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
RESENHA SOBRE GESTÃO DA QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
MAIO DE 2012
Começamos a analisar a gestão da qualidade nos serviços de saúde, levando em consideração as principais teorias de alguns estudiosos sobre qualidade, tais como: * W. Edwards Deming: “A qualidade deve ter como objetivo as necessidades e expectativas do usuário presentes e futuras”; * Florence Naghtingale: “ A qualidade é promovida através de gráficos de controle, onde há uma análise estatística das atividades”; * Crosby: “A qualidade é a conformidade com as exigências”; * Ishikawa: “A qualidade baseia-se nos círculos de controle em todos os níveis de trabalho das organizações”; * Joseph Juran: “A qualidade é a adequação à finalidade ou ao uso”; * Donabedian: “A qualidade é uma propriedade da assistência que pode ser obtida em diversos graus e níveis”.
Portanto, a qualidade na assistência à saúde é concebida por diversos autores como um aspecto de fundamental importância. Está relacionada, em geral, ao desenvolvimento profissional e, consequentemente, à melhoria dos cuidados prestados à saúde das populações.
A qualidade em saúde, tendo como foco o atendimento hospitalar, cabe abordar sobre a qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, onde encontram-se diversas utilizações. Basicamente, no que diz respeito aos produtos e/ou serviços vendidos no mercado, há várias definições para qualidade: "conformidade com as exigências dos clientes", "relação custo/benefício", "adequação ao uso", "fazer bem à primeira vez"; "produtos e/ou serviços com efetividade". Enfim, o termo é geralmente empregado para significar "excelência" de um produto ou serviço.
Os conceitos de qualidade do ponto de vista dos clientes diferem-se em relação ao visto pela empresa. Referindo-se aos clientes, a