As quatro abordagens no aconselhamento
Para comentar sobre as contribuições dos métodos de aconselhamento, preciso comentar o foco e objetivo de cada abordagem, dentro de cada uma delas comentarei o que o conselheiro pode estar utilizando para o seu trabalho.
Aconselhamento centrado no cliente vê o ser humano possuidor de valores positivos e de desejo de vir atuar integralmente, portanto viver mais efetivamente possível.
Esta proposta nos ajuda a desenvolver um autoconhecimento do aconselhando, já que é ele que conduz a discussão e exige do conselheiro que ele tenha empatia, autenticidade no relacionamento, interesse por seu aconselhando, incondicionalidade e usar uma linguagem clara para aconselhar.
O aconselhamento gestáltico, tem o conceito central na ideia do todo, o todo é mais importante que a soma das partes.
Para esta abordagem não a comportamento ruim ou bom, mas comportamento efetivo ou inefetivo.
O aconselhamento gestáltico, mostra o conselheiro como um facilitador, que ajuda a trabalhar a auto responsabilidade, estimulando o crescimento pessoal.
O aconselhamento psicanalítico, vê a pessoa como um ser biológico, dirigido por um desejo instintivo para o prazer pessoal e ressalta que o aconselhando traz um comportamento inconsciente onde suas atuações se fazem, principalmente na utilização dos mecanismos de defesa.
Esta abordagem ensina o conselheiro interpretar e encorajar o aconselhando a resolver seus conflitos contidos nele, através de relato de sonhos ou discussão de problemas, mas cabe ao conselheiro interpretar o comportamento do aconselhando, para que ele produza um entendimento profundo e necessário para sua auto compreensão e o alivio de seu sofrimento.
O aconselhamento behaviorista tem por base, a teoria da aprendizagem, onde todo comportamento humano é aprendido e pode ser mudado.
Através deste tipo de aconselhamento, o conselheiro trabalha para mudar o comportamento indesejável por meio de reforço, desta forma o aconselhando muda obtendo ou