As principais implicações do comércio exterior na temática socioambiental
Atividade: Individual (2)
Título: As principais implicações do comércio exterior na temática socioambiental
Aluno:
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Turma:
Introdução
Com o aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, gerada pela redução dos custos com meios de transportes e facilidade de comunicação entre os países, iniciamos o processo de globalização no final do século IXX. A globalização está relacionada com a forma como os países se interagem no mundo, gerando uma fase de expansão capitalista. Dessa forma, foi possível expandir negócios para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente se ter um alto capital para investimento. Identificou-se a necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita aumentar mercados, principalmente em países desenvolvidos, cujos mercados já estão saturados. Com isso, foi formado o cenário atual com o aumento da concorrência, onde para uma organização sobreviver, ela precisa ter um custo de produção competitivo.
Para controlar e gerenciar esse processo, foi criada a Organização Mundial do Comércio – OMC com o objetivo de supervisionar os vários acordos de comércio e resolver conflitos sobre políticas comerciais entre países.
Assim, este trabalho tem como objetivo discutir as principais implicações do comércio exterior no meio ambiente ao longo dos últimos anos.
Justificativa
Nos últimos 30 anos verificou-se um crescimento nas exportações mundiais, em especial nos países desenvolvidos. Neste espaço de tempo surgiu a preocupação ambiental, onde os padrões de consumo e produção começaram a ser discutidos e reavaliados. Esse processo originou a criação de normas, tratados e convenções internacionais, multilaterais e bilaterais. Dessa forma, o comércio internacional começou a ser tratado em conformidade com os princípios ambientais, uma vez que o desenvolvimento é um