Trabalho de gestão ambiental
Módulo: Gestão Ambiental
Atividade:
Título: As principais razões para a existência de posicionamentos tão antagônicos sobre os efeitos do comércio exterior no meio ambiente
Aluno: EDUARDO BERNARDES
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Turma: GEMP 56
Introdução
A mundialização da economia e da política traz à tona um enorme desafio para as sociedades atuais. Entes estatais não satisfazem mais às demandas da sociedade, momento em que surge a governança para fazer frente às dificuldades hoje evidenciadas. O tema sobre governança global vem ganhando importância na atualidade, pois apresenta-se intimamente ligado aos desdobramentos provenientes deste processo acelerado de mundialização.
O desenvolvimento acelerado de tal processo gera complexas dialéticas entre aquilo que é de responsabilidade global e local, entre a sociedade e a própria natureza, em função das disparidades e impactos ambientais gerados pela constante evolução do comércio internacional.
Historicamente, foi o impacto das mudanças climáticas no agronegócio que levou o discurso político internacional da sustentabilidade ambiental à economia internacional. Deu-se início ao estabelecimento de padrões aos produtos, processos e meios de produção, ao longo de toda a cadeia (VEIGA; RIOS, 2009) e à mudanças na forma de considerar o meio ambiente, especialmente no Brasil que associou o tema ao desmatamento da Amazônia, já que esta região é responsável por mais de 60% das emissões de carbono no Brasil (VEIGA; RIOS, op. cit.).
Justificativa
Os efeitos do comércio exterior no Meio Ambiente podem ser interpretados como positivos ou negativos dependendo da visão de mundo e da ótica de desenvolvimento, em defesa de interesses políticos, econômicos,