As Plantas Sagradas Na Hist Ria Da Am Rica
The sacred plants in America’s history
HENRIQUE CARNEIRO
História/USP
RESUMO Este artigo trata das diversas plantas sagradas existentes nas tradições de diferentes regiões da América. Todas elas apresentam analogia química estrutural, pois contêm como princípio ativo farmoquímico a DMT, substância alucinógena.
Palavras-chave plantas, indígenas, alucinógenos
ABSTRACT This article analyses the indigenous sacred plants in
America’s history. All of them present the same chemical structure. They also have the same pharmaceutical and chemical principle, the DMT, an hallucinogenic substance.
Key words plants, Indians, hallucinogenic
*
Artigo recebido em: 29/02/2004 - Aprovado em: 24/05/2004.
102
VARIA HISTORIA, nº 32
Diversas plantas sagradas das tradições indígenas de diferentes regiões das Américas (jurema, no Nordeste brasileiro; ayahuasca, na Amazônia; vilca, nos Andes) possuem uma analogia química estrutural, todas tem como princípio ativo farmacoquímico, a DMT (N, N-Dimetiltriptamina), substância alucinógena identificada pela primeira vez numa planta
(a jurema, Mimosa hostilis), em 1946, no Brasil. À distinção nos ritos, doutrinas, contextos geográficos, sociais e culturais se somam as múltiplas formas de preparo e de consumo destes vegetais, pois o grande segredo da DMT é a sua inatividade por via oral. Para torná-la ativa, é preciso uma via de absorção não oral (inspiração nasal) ou a mistura com alguma outra planta que possa cumprir o papel sinérgico de neutralizar uma enzima estomacal abrindo caminho para a DMT agir.
Todas as plantas americanas possuidoras de DMT e sagradas para os indígenas, foram alvo de perseguições pela Igreja Católica e pela administração colonial. Uma outra planta americana sagrada, no entanto, o tabaco, foi assimilada após objeções iniciais e tornou-se a droga mais difundida no mundo. A diferença do tabaco para com as outras plantas mencionadas é que o seu princípio ativo, a nicotina,