as organizações como sistemas pliticos
As organizações, como os governos, sempre empregam algum tipo de sistema de regulamentos, como meio de criar a ordem entre seus membros. A análise politica de uma organização pode dar uma valiosa contribuição à análise organizacional.
O sistema político é a forma de governo predominante num Estado constituído e conjunto de instituições políticas. O sistema político permite a organização do poder sobre a sociedade. Essa organização permite, quando instituídas práticas democráticas, a disputa pelo poder e o seu exercício por meio de instituições politicas publica de interesse publico.
Usa-se uma metáfora política para tentar olhar os diferentes conjuntos de interesses, conflitos e jogos de poder que permeiam as atividades nas organizações. As organizações são vistas como sistemas de governo, apoiando-se em vários princípios políticos para legitimar tipos diferentes de regras, assim como os diferentes fatores presentes nas políticas da vida organizacional.
Os tipos mais comuns de regimes políticos encontrados nas organizações são as autocracias (poder único, centralizado em uma pessoa), as burocracias (poder com o pessoal burocrático, de "escritório"), as tecnocracias (poder com o pessoal "técnico"), a co-determinação (quando há uma coligação de forças para assumir o poder, que podem nem se alinhar em valores; (mais ou menos tipo PSDB-PFL para a eleição presidencial), a democracia representativa (votamos em alguém para gerenciar a empresa) e a democracia direta (as decisões são tomadas por todos). É muito difícil encontrar uma organização que seja um deles por excelência, sempre há uma combinação de vários destes tipos.
A organização política é analisada se a partir do governo, adivisão política, população e instituições sejam elas quais forem, e para que todo este bem comum político seja alcançado se resume em haver ordem, disciplina hierarquia, ou seja, existência de governantes. Através da organização tem a forma do