AS ORGANIZA ES DO TERCEIRO SETOR
Entre as inúmeras transformações que ocorrem no início do século XX| , a que atinge o Estado é uma das mas importantes. Ao redefinir suas funções, o Estado passa a compartilhar com os outros agentes a realização de políticas públicas e estabelecem uma nova forma de relacionamento na sociedade, explicitando uma cidadania ativa na realização de atividades em diversas áreas como saúde, educação, serviço social entre outros. O fato é que as relações estruturais tradicionais entre o Estado, o mercado e a sociedade estão sendo modificadas substancialmente e vêm passando por um processo de reestruturação.
O papel social do Estado
O Estado deverá continuar exercendo seu papel social, embora em novas bases e com outro conteúdo. Tradicionalmente, o estado desempenhou uma função social como agente econômico destinado a relocar os recursos escassos e amenizar as contradições inerentes . Também estabeleceu-se uma estrutura administrativas para gerir recursos destinados a benefícios socias que não cumpre suas funções. Como parte da redefinição do papel do Estado há a necessidade de haver maior controle de suas ações ou seja, maior democratização na execuçaõ de seus programas.
O setor público não estatal
O espaço ocupado na sociedade por essas organizações constitui-se como um terceiro setor, público não estatal, onde tomam relevância novos valores, particularmente a solidariedade, em contraposição aos valores predominantes no setor privado - o lucro e no setor público – o poder. As organizações do terceiro setor podem ser definidas com as seguintes características:
a) Constituídas formalmente
b) Não governamentais em sua estrutura básica
c) Autogovernadas
d) Sem fins lucrativos
e) Em grande parte formadas
A gestão no terceiro setor
A importância que vem assumindo o papel das organizações sociais, em função da crise do Estado do bem- estar social e do